Como melhorar o clima organizacional

O clima organizacional diz muito sobre uma empresa. A falta de investimentos e cuidados com fatores humanos por parte da instituição influencia o nível de satisfação do funcionário. A atmosfera psicológica que caracteriza o clima organizacional quando é negativa e desfavorável afeta a motivação, o comportamento e, logo, o desempenho do funcionário fica comprometido. Quer saber mais sobre clima organizacional e como melhorá-lo? Confira nossas dicas abaixo!

O que é clima organizacional?

É a percepção geral dos colaboradores em relação ao local onde trabalham, um conjunto de propriedades determináveis do ambiente de trabalho, podem ser percebidos direta ou indiretamente. Para caracterizá-lo, vários aspectos são levados em conta: relação entre a liderança e os colegas, as estruturas tecnológica e física, políticas, as práticas, os benefícios, além do salário e das oportunidades que a organização abre.

A sua preocupação deve ser de equilibrar as relações, promover qualidade de vida no trabalho para que as pessoas cresçam, e naturalmente, a empresa crescerá também.

Como identificar os problemas no clima?

Quando falamos de clima organizacional é importante termos em mente que é difícil você conseguir determiná-lo em uma empresa. Isso acontece por que o clima organizacional depende de várias dimensões: a tarefa executada pelo funcionário, o estilo de liderança adotado pela empresa, o modelo de gestão, os salários e benefícios que são retornados ao funcionário em troca do seu trabalho, a própria estrutura organizacional, o tempo de vida da organização e a comunicação interna. Esses fatores podem influenciar no clima, mas não determiná-lo.

Qual o melhor caminho para traçar uma estratégia de melhoria de clima organizacional? Veja a seguir.

Determinar o diagnóstico

Identificar os principais problemas a serem resolvidos é muito importante, uma das maneiras é entrevistar os colaboradores, fazer com que eles se sintam à vontade para expor os problemas, descobrir quais são os pontos fracos da organização. Outras maneiras são: pesquisa de opinião e questionário para os colaboradores. Essas ferramentas vão permitir que você tenha um feedback de como os colaboradores sentem a empresa e qual é a percepção compartilhada sobre o clima organizacional

Apresentar os resultados

Depois de realizar as pesquisas, é preciso analisar os resultados e apresentar os principais pontos para que todos se situem do que pode colaborar para melhorar.

Definir periodicidade

Depois de realizar a pesquisa e analisar os dados é hora de definir quando ela será realizada novamente. Ao aplicar a estratégia de melhoria, alguns pontos podem precisar de um tempo maior para serem ajustados, portanto fazer a pesquisa com frequência ajuda a ver o que melhorou ou não.

 

Quais são as práticas para melhorar o clima organizacional?

Alinhar os objetivos e metas

É importante termos em mente que o clima organizacional ideal é o clima positivo para que o funcionário possa produzir sempre com mais qualidade: ele atende as necessidades organizacionais, dentro dos objetivos e metas que a empresa deseja alcançar e ao mesmo tempo ele consegue alcançar os seus objetivos individuais.

Investir em programas sociais

Ações sociais incentivadas pelas organizações são bem vistas pelos colaboradores. Uma vez que humaniza a organização e promove orgulho para os colaboradores. Estimular a equipe a prestar serviços sociais e desenvolver ações com objetivo de ajudar o próximo é uma prática cada vez mais comum nas empresas.

Identificar o que encaixa com o perfil de sua empresa

Melhorar o clima não é tão simples, para algumas empresas certos modelos funcionam, enquanto que para outras, outras formas são adotadas. Alguns fatores podem melhorar o clima organizacional, sendo alguns deles: aconselhar sempre que possível, saber ouvir as queixas de todos os times, dar feedbacks e identificar quais benefícios vão funcionar melhor.

Coloque a saúde da sua equipe em dia

Além do investimento em planos de saúde, é importante considerar outras maneiras que invistam na saúde dos colaboradores. Muitos programas promovem a saúde, o bem-estar e a integração. Para fazer a empresa crescer é essencial ter uma equipe saudável, portanto tenha em seu planejamento estratégico programas que promovam esses fatores!

A importância de analisar previamente os problemas é saber exatamente quais as melhores medidas a serem tomadas. Quais serão as medidas a serem tomadas em sua empresa? Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre como melhorar o clima organizacional da sua empresa.