Absenteísmo: quais são as causas e efeitos?

Acompanhar o número de faltas e atrasos é importante. Essa taxa reflete nos resultados da empresa. Quais são as possíveis causas para a taxa de absenteísmo estar mais alta que o normal? Qual efeito gera em sua organização? Vamos mostrar esses efeitos e causas, além de uma solução para mudar esse quadro em sua empresa!  

O absenteísmo é uma expressão que se refere à falta de assiduidade no trabalho, por ausência ou por atraso. É importante analisar a questão organizacional, como a cultura e as políticas da empresa podem alterar isso. Mas, qual é o principal motivo que faz as pessoas faltarem? Como identificar possíveis soluções para a sua empresa?

As pessoas faltam ao trabalho por muitos motivos, o importante é identificar as causas primárias e saber como agir em cima delas.

Pensando na importância desse controle, como identificamos as causas do absenteísmo?

O que causa o absenteísmo?

Problemas na comunicação

Um ambiente sem harmonia e colaboração entre as equipes é aquele que a comunicação é falha, isso resulta em problemas no clima organizacional, como já falamos aqui

As pessoas faltam no trabalho para evitar situações desagradáveis. Sendo assim, a comunicação deve ser analisada e aprimorada. 

Problemas na gestão

Uma gestão autoritária, na qual as pessoas não se sentem à vontade sendo elas mesmas, dando ideias e contribuindo de várias formas gera efeito na taxa de absenteísmo.

A política empresarial que é baseada em uma hierarquia e em processos apenas pode afetar diretamente no absenteísmo.

Sobrecarga de tarefas

Como anda o quadro de tarefas do colaborador da sua empresa? Ele precisa executar além da expectativa que ele tinha com a sua posição? É fundamental analisar como esse quadro se encontra. O nível de estresse aumenta conforme o colaborador precisa realizar mais tarefas que o esperado.

Uma sugestão é realizar pesquisas com as pessoas que trabalham com você. Saber quais são as expectativas delas, alinhar os objetivos delas com o momento da organização. Tudo isso contribui para evitar a sobrecarga de tarefas. 

Todas essas causas geram efeitos na dinâmica organizacional, quais são eles?

Quais são os efeitos do absenteísmo?

Redução de produtividade

Quando alguém falta por um bom tempo, sua tarefa passa a ser realizada por outra pessoa. Isso acaba influenciando e prejudicando a produtividade, trazendo dificuldades em realizar tarefas a mais.

Aumento de insatisfação no trabalho

Além do aumento das tarefas, o clima organizacional é afetado pelo número alto de faltas. Já falamos aqui no blog como melhorar o clima organizacional, a taxa alta de absenteísmo é um dos fatores que prejudica. A insatisfação pode vir de qualquer lado: do lado do colaborador com a empresa, ou da postura de alguém que esteja tornando o ambiente desagradável. Uma pesquisa de satisfação auxilia a identificar quais são as falhas no ambiente corporativo.

Aumento de custos operacionais

Uma das consequências do absenteísmo é quando o trabalho do colaborador que falta em excesso passa a ser realizado por outros profissionais. É quando a empresa começa a sentir o prejuízo do absenteísmo em alta. O controle da taxa de absenteísmo deve ser realizado para que não tenham altos índices de turnover e rotatividade do pessoal.

A saúde do seu colaborador é a saúde da sua empresa?

Vamos analisar a seguinte situação: uma pessoa que trabalha com sobrecarga de tarefas, cumprindo horas extras em excesso. Em qual momento do dia essa pessoa vai se dedicar a cuidar da saúde do seu corpo? Tão importante quanto a alimentação é a prática de atividade física. 

A organização é responsável pelo incentivo à prática de atividade física, além disso ela deve proporcionar ao colaborador um espaço e tempo para isso. Isso é devido ao fato de hoje em dia as pessoas passarem a maior parte do seu dia na empresa.

Faça análises de como proporcionar isso, quais meios são os mais eficientes nessa situação.

Invista em boas ações dentro da empresa, que mudem a rotina que muitas vezes está engessada. Sugerimos pensar em alternativas que agitem um pouco as coisas. Atividades ao ar livre, algum outro tipo de benefício que estimule as pessoas a terem uma rotina saudável.

Qual é a solução para reduzir o absenteísmo?

Saiba identificar os motivos do absenteísmo da sua empresa, quais são aqueles que mais predominam. Dessa forma, você vai ser capaz de decidir quais ações vão ser mais efetivas. 

Quando o problema geral é a saúde das pessoas que trabalham com você(pesquisa comprova que a saúde é um dos principais motivos) é necessário pensar em soluções que priorizam a saúde e bem estar.

Como a sua empresa pensa na saúde do colaborador? Priorizá-la exige custos a fim de aumentar a prevenção. Procure por programas que dêem essa atenção à saúde, que coloque as pessoas em movimento.  

O absenteísmo possui muitas causas: relacionadas a saúde, problemas em casa ou compromissos variados. Você também pode levar em consideração que a ausência pode ser uma saída para evitar desconforto e situações indesejáveis.

De qualquer forma, se existe um padrão de falta dos colaboradores ao trabalho, isso afeta diretamente os níveis de produtividade, como vimos. É importante analisar o quadro geral e buscar soluções que sejam efetivas em sua empresa. Mostramos como priorizar a saúde reduz a taxa de absenteísmo.

Recommended Posts