Os caminhos para alcançar a felicidade no trabalho

A felicidade é um conceito subjetivo e individual. Quando falamos de felicidade no trabalho, observamos que mesmo sendo individual, as organizações têm um papel nisso. Quais são os caminhos e direções que elas devem tomar? Continue esta leitura e descubra!

Existem muitos estudos a respeito da felicidade no trabalho. Pesquisas apontam que, ultimamente tem sido cada vez mais difícil alcançar essa felicidade combinada com o ambiente profissional, isso acontece porque o cenário atual do país é delicado. Sendo assim fica a pergunta: o que podemos fazer para aumentar o índice de felicidade no trabalho?

Cada um possui seus objetivos, preferências, e aquilo que vai lhe trazer a felicidade. Como sabemos, ela não é exatamente palpável. Você deve observar e ter em mente que a felicidade do colaborador não é apenas a sua responsabilidade, ela depende dele também. 

O que pode ser da sua responsabilidade e da sua equipe é promover um cenário onde a chance de um indivíduo estar feliz aumente. Quer saber como a felicidade pode ser integrada no ambiente organizacional? 

Como podemos relacionar a felicidade no trabalho

Definindo a felicidade a partir do filósofo Aristóteles, ela é o bem maior desejado pelo ser humano, está relacionada com os conceitos de virtude, amizade, honra e prazer. 

Ao pensar no cenário profissional, imaginamos que as pessoas da organização tem objetivos e metas. Quando esses estão de acordo com sua função na empresa e se aliam ao objetivo da organização, as coisas fluem. 

O que isso significa? O ambiente profissional não é o único responsável pela felicidade de cada indivíduo, porém ele deve e pode oferecer estímulos para ser uma forma de alcançar essa felicidade. Seja no próprio local, ou na dinâmica da rotina, incluir facilitadores de processos torna o dia a dia do colaborador mais prático e com menos obstáculos.

A felicidade no trabalho acontece quando alguns pontos desfavoráveis do trabalho que gostamos de fazer são superados. Alguns desses são cumprir horários, ter que manter relacionamento com colegas desagradáveis, seguir regras e tolerar outras coisas que tem dificuldade. A motivação a fazer um bom trabalho tem a ver com essa felicidade, então qual é o seu papel?

This image has an empty alt attribute; its file name is como-alcançar-felicidade-no-trabalho.jpg

A importância da motivação

De acordo com uma pesquisa, os colaboradores motivados são 50% mais produtivos. Isso é resultado de uma série de passos que a organização deve tomar para ter uma equipe engajada, motivada e feliz.

Além de um plano de carreira bem definido, a motivação vem quando a organização se preocupa com o bem estar, valoriza o colaborador e mantém um bom relacionamento.

Caso não tenha visto, já falamos quais são as melhores práticas para motivar a equipe, as quais influenciam no clima organizacional. Consequentemente, nos aspectos que podem trazer a felicidade para o colaborador. Mas, para analisar os principais métodos de motivar as pessoas, esteja atento na qualidade de vida que a sua organização oferece.

Investimento em qualidade de vida é essencial

Vemos empresas investindo em espaços mais confortáveis, com distrações – como videogames, por exemplo – , maior tempo de descanso e lazer. Todos esses elementos trazem outra atmosfera ao ambiente de trabalho. Além de melhorarem o clima, mostram ao colaborador que é importante ele balancear as necessidades em sua rotina: tanto de trabalhar ou produzir, quanto saber o momento de descansar.

As pessoas felizes tendem a produzir mais e ficar por mais tempo na empresa, o que afeta os custos de recrutamento e adaptação.  Logo, não investir no bem-estar gera consequências reais para a empresa. Priorizar qualidade de vida é essencial para alcançar a felicidade.

Para reduzir ou acabar com os sintomas de angústia, ansiedade, nervosismo constante e intolerância é estratégico que o RH priorize uma diversidade de programas que atenda diferentes demandas da área de saúde. 

A infelicidade no trabalho é reflexo da vida do ser humano, nem todos os problemas serão resolvidos. Mas é essencial que seja uma preocupação do RH  e da organização o bem estar e a felicidade dos seus colaboradores. 

O ambiente deve propiciar bons e memoráveis momentos. Afinal, sabemos que passamos a maior parte da nossa vida no trabalho. Sendo assim, ela deve ser o melhor e mais confortável o possível. Na empresa em que você trabalha, quais vão ser as medidas ideais para trazer felicidade à rotina dos colaboradores? 

Para saber mais sobre meios de melhorar o bem estar, continue acompanhando nosso blog!

Recommended Posts