As dificuldades que as empresas encontram ao alinhar a estratégia de gestão de pessoas são inúmeras e muitas vezes passam despercebidas. Para que você consiga potencializar a sua gestão e trazer inovação à sua empresa, separamos 7 dicas indispensáveis para mudar esse cenário!
Alguns dos problemas mais simples das empresas gira em torno do que os colaboradores passam no cotidiano, isso reflete quais são as principais falhas. Analisar quais são os indicadores a serem investidos para que o RH não tenha dificuldades em alinhar a sua equipe com os objetivos da organização, passa a ser uma tarefa árdua e diária, mas, não precisa ser assim.
Ao observar que esses problemas se repetem em muitas organizações, analisamos que com alguns cuidados é possível reverter um cenário de crise, ou de problemas da gestão. Quer saber quais são as principais medidas a serem tomadas? Veja as dicas abaixo!
1. Automação de processos gerenciais
Sabemos que as pessoas são a essência da organização e é fundamental que sejam consideradas medidas que tornem qualquer operação facilmente reconhecida. A automação dos processos gerenciais serve para trazer clareza nas tarefas que o RH realiza.
Os procedimentos considerados básicos como pagamento e controle de benefícios podem ser gerenciados utilizando a tecnologia. Dessa forma, a atenção fica voltada para os procedimentos estratégicos.
2. Ambiente motivador
Para que a organização seja valorizada devemos colocar em prática ações que a tornem um local que inspire as pessoas. Lembre-se, precisamos da motivação delas para fazer o propósito da organização acontecer.
O ambiente da organização deve estar preparado para variáveis, deve ser dinâmico e adaptável a problemas enfrentados com os colaboradores. Em caso de problemas com a comunicação interna, devemos sempre buscar a solução mais simples. Diminuir a pressão em uma situação desagradável pode aumentar a confiança de alguém, o que afeta em sua motivação.
Um dos principais fatores responsáveis pela motivação é o tipo de posicionamento do superior imediato, ou seja, da liderança. É essencial ter empatia, mostrar segurança ao tomar decisões, não fazer cobranças em excesso e aceitar novas ideias.
Outra forma de criar um ambiente motivador é aumentar a segurança e estabilidade no trabalho: nos últimos tempos, a instabilidade no mercado tem gerado medo e insegurança em colaboradores no Brasil. A resposta para evitar um problema interno devido à insegurança é: analisar as inseguranças a partir da percepção dos indivíduos, ter mais clareza e transparência ao repassar informações.
3. Comunicação clara e objetiva
Os ruídos de comunicação são prejudiciais em um ambiente profissional. De acordo com Peter Ducker, eles representam até 60% dos problemas corporativos. Então podemos concluir que evitá-los seria resolver mais da metade dos problemas.
A troca de informações permite alinhar ideias, valores, ações e objetivos de uma empresa de maneira estratégica. A comunicação feita com transparência é uma forma de mostrar ao colaborador qual é o verdadeiro significado do seu papel e como suas ações impactam a organização. Outra forma de aprimorar a comunicação interna é criar uma cultura de feedback.
O feedback tem sua importância a partir do momento em que ele indica o caminho certo para chegar a um objetivo. Ao dar um feedback, o colaborador demonstra sua percepção a respeito do trabalho do outro e de certa forma se preocupa com ele. Todos passam a desejar que seus colegas tenham bons resultados e mostra que são capazes de auxiliar no desenvolvimento da tarefa.
Essa cultura é bem notada, receber uma opinião sob outro ponto de vista é fundamental para fortalecer as relações e aumentar a produtividade. Ela também gera a empatia: ao se colocar no lugar do outro, o que você faria para melhorar os resultados?
Ao desenvolver um sistema em que pode ser avaliada a performance do colega, seja ele de outra área, o RH se torna capaz de antecipar erros que seriam cometidos e corrigi-los a tempo.
Outras operações que trazem melhorias à comunicação são as ferramentas tecnológicas de comunicação e interação. É fundamental adotar softwares ou programas de comunicação interna, métodos de comunicação para mensagens rápidas e importantes. Algumas ferramentas permitem uma visão mais clara e objetiva de metas, tarefas e produtividade dos colaboradores, pois trazem maior transparência. Algumas delas são : trello, asana, franz.
4. Reconhecimento de conquistas
Para reter talentos em sua empresa é importante considerar em sua estratégia momentos de reconhecimento das qualidades do colaborador e seu feitos para a organização. No período mínimo de 1 ano podemos encontrar inúmeras maneiras de parabenizar alguém por um ato feito.
Para criar um plano de reconhecimento você vai precisar ter uma estratégia que seja motivadora. Identifique qual é a preferência de tipo de reconhecimento: bonificações, folgas, brindes ou viagens. Depois, escolha critérios de avaliação, como será feito o reconhecimento de colaboradores.
Sentir que seu esforço foi apreciado é muito importante para motivar seus colegas. Portanto, esteja alinhado com o que eles conquistaram e como estão fazendo parte da construção da história da organização.